Connect with us

Mundo

Rússia pondera retirar talibã da lista de organizações terroristas

Published

on

Os Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça da Rússia sugeriram ao presidente Vladimir Putin que o movimento Talibã (proibido na Rússia) seja removido da lista de organizações terroristas, informou Zamir Kabulov, Director do Segundo Departamento Asiático do Ministério das Relações Exteriores, à agência TASS.

Kabulov afirmou que essa posição conta com o apoio de diversos órgãos governamentais. “Positivo”, respondeu Putin ao ser questionado sobre a posição do Itamaraty russo. “A remoção do Talibã da lista de organizações proibidas é necessária antes de qualquer reconhecimento oficial. Estamos a trabalhar nessa questão e todas as considerações foram apresentadas à alta liderança da Rússia. Estamos aguardando uma decisão”, explicou Kabulov.

Segundo Kabulov, o governo talibã percorreu um longo caminho em busca de reconhecimento desde que assumiu o poder no Afeganistão em 2021. “No entanto, ainda há alguns obstáculos a superar antes que a liderança russa tome uma decisão final”, destacou, citado pela agência de notícias russa.

O Talibã lançou uma operação em grande escala para assumir o controlo do Afeganistão após o anúncio dos Estados Unidos de que retirariam suas tropas do país. Em 15 de Agosto de 2021, o presidente afegão Ashraf Ghani fugiu para o exterior, e os talibãs entraram em Cabul sem resistência. Posteriormente, as forças militares dos EUA se retiraram completamente do Afeganistão.