Connect with us

Mundo

Rússia ‘ordena que suas tropas’ se retirem da cidade-chave de Kherson

Published

on

O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, ordenou na quarta-feira, 9, que as tropas russas se retirassem da margem oeste do rio Dnipro diante dos ataques ucranianos perto da cidade de Kherson, no sul.

O anúncio marca um dos retiros mais significativos da Rússia e um potencial ponto de virada na guerra, agora perto do fim de seu nono mês. Mas trouxe uma resposta cética do governo ucraniano.

Shoigu disse na televisão que iria “prosseguir com a retirada dos soldados” após uma proposta do comandante de operações russas na Ucrânia, general Sergei Surovikin.

Surovikin, no comando geral da guerra, também apareceu na TV. Ele reconheceu que “não foi de todo uma decisão fácil” de tomar, mas explicou que não era mais possível abastecer a cidade de Kherson.

Ele disse que propôs tomar linhas defensivas na margem leste do rio. “Salvaremos a vida de nossos soldados e a capacidade de combate de nossas unidades. Mantê-los na margem direita (oeste) é inútil. Alguns deles podem ser usados em outras frentes”, disse Surovikin.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *