Mundo
Rússia inicia vacinação gratuita contra cancro em 2025
A partir de Janeiro de 2025, a Federação da Rússia inicia a vacinação gratuita da sua população contra o cancro.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, pelos centros de pesquisas que trabalharam nos ensaios da vacina, tal como fez saber a agência russa de notícia.
Os ensaios pré-clínicos mostraram que o imunizante suprime o desenvolvimento de tumores e de potenciais metástases, razão pela qual o governo de Putin anunciou estarem reunidas as condições para que no princípio do próximo ano, os pacientes comecem a ser administrados com a vacina contra o cancro de forma gratuita no início de 2025.
O Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo informou que trabalha com duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas é uma vacina personalizada que utiliza tecnologia mRNA, a mesma utilizada em doses contra a covid-19.
“Com base na análise genética do tumor de cada paciente, uma vacina única é criada para ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”, detalhou o centro de pesquisa russo.
O segundo imunizante é a Enteromix, formulada com base numa combinação de quatro vírus não-patogênicos que têm a habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor.
Em Novembro último, a directora da Agência Federal de Medicina e Biologia (FMBA, da sigla em inglês) do país, Veronika Skvortsova, afirmou que foram quase três anos de testes e ensaios pré-clínicos, que foram feitos em torno da vacina.
Entretanto, o anúncio está a gerar polémica nos meios científicos, pelo facto de até agora não ter sido publicado nenhum artigo em revistas científicas sobre a vacina.
Outra razão das críticas esta relacionada com a falta de informações precisas sobre o tipo se câncro que o imunuzante poderá curar.