Mundo

Rússia indisponível para negociar troca de territórios com Ucrânia

Publicado

em

A Rússia mostrou-se indisponível para negociar a proposta sobre a troca de territórios com a Ucrânia.

Em declarações aos jornalistas, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, garantiu, esta quinta-feira, 12, que nunca discutirá o assunto sobre troca de territórios. A reacção surge depois da entrevista do chefe de Estado da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, onde afirmava estar disposto a trocar alguns pedaços de território com Moscovo.

“Isso é impossível. A Rússia nunca discutiu e nunca vai discutir o tema da troca de territórios”, assegurou o porta-voz.

Note-se que a ideia admitida por Zelensky dava conta de que Kyiv admitia a troca de territórios caso o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conseguisse ‘sentar’ os dois à mesma mesa para negociar.

Zelensky explicou que desistiria da terra que Kyiv tem mantido na região russa de Kursk desde o lançamento de uma ofensiva surpresa há cerca de seis meses.

“Vamos trocar um território por outro”, disse o presidente ucraniano, acrescentando que não saberia qual parte da terra ocupada pela Rússia a Ucrânia pediria em troca. Zelensky sublinhou que “todos os territórios são importantes”.

O líder disse durante uma entrevista, em não acreditar que a Europa sozinha não conseguiria garantir a segurança da Ucrânia. Já nos Estados Unidos, Donald Trump garantia, durante a campanha eleitoral, que colocaria fim ao conflito no prazo de 24 horas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version