Connect with us

Mundo

Rússia formaliza hoje anexação de quatro regiões ucranianas

Published

on

A Rússia formaliza esta sexta-feira, numa cerimónia no Kremlin, em Moscovo, a anexação das quatro regiões ucranianas onde decorreram recentemente os denominados “referendos”, classificados por vários países do Ocidente como “ilegais”.

Durante a cerimónia, os decretos de entrada dos novos territórios na Federação Russa serão assinados e o presidente russo, Vladimir Putin, fará um discurso.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, adiantou que os líderes separatistas das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, bem como os das regiões de Kherson e Zaporizhia, estão na capital russa para a cerimónia e para reuniões com Putin.

A anexação oficial já era esperada após as consultas públicas – que terminaram na terça-feira – nas áreas total ou parcialmente controladas pela Rússia na Ucrânia. Moscovo alega que os habitantes apoiaram esmagadoramente a anexação formal destes territórios pela Rússia.

As administrações instaladas por Moscovo nas quatro regiões do sul e leste da Ucrânia – país alvo de uma ofensiva militar russa desde fevereiro – alegam que os indicadores da votação no “sim” à anexação oscilaram entre os 87 e os 99 por cento.
 
O presidente russo reconheceu esta quinta-feira a independência das regiões ucranianas de Kherson e Zaporizhia, no sul da Ucrânia, um passo antes da anexação destes territórios pela Rússia. As autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, cuja independência foi reconhecida por Putin em fevereiro passado, também realizaram referendos.
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *