Politica
Rússia demonstra apoio à presidência rotativa de Angola na União Africana
O embaixador da Federação Russa em Angola anunciou nessa terça-feira, apoio do seu país à Presidência rotativa da União Africana, reconhecendo o papel do Executivo angolano na promoção da estabilidade e desenvolvimento do continente.
Vladimir Tararov fez estas afirmações durante um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Téte António. O diplomata reiterou o apoio da Rússia às iniciativas de Angola no quadro da União Africana, destacando a necessidade de um engajamento activo para enfrentar desafios regionais e globais.
O encontro, realizado na sede da diplomacia angolana, abordou questões da agenda bilateral, com destaque para o reforço das trocas de visitas ao mais alto nível. As partes analisaram, ainda, o fortalecimento das relações político-diplomáticas e os mecanismos de coordenação entre os dois países.
Sobre a matéria, o especialista em relações internacionais, Horácio Nsimba, avaliou o encontro do embaixador Russo com o chefe da diplomacia angolano, fazendo uma analogia ao recente encontro do Secretário de Estado dos EUA, Marco Rúbio, com o Ministro das Relações Exteriores, Tete António.
Segundo o analista, a Rússia tem interesse em fazer aproximação com Angola, por estar a liderar a União Africana.
Horácio Nsimba disse constatar alguma humildade da Rússia em buscar simpatia de Angola, por isso, defendeu a abertura da parte do executivo de João Lourenço, sobretudo, nas vestes de Presidente da União Africana, na gestão de conflitos em alguns países do Sahel.
Ouça as declarações no Jornal da Noite, da Rádio Correio da Kianda