Connect with us

Mundo

Rússia condena estudante a 3 anos de prisão por incentivo ao extremismo

Avatar

Published

on

A Justiça russa condenou hoje a três anos de prisão o estudante e ‘blogger’ Yegor Zhukov, um dos rostos dos protestos antigovernamentais no verão passado em Moscovo, por incentivar o extremismo.

Reconhece-se Yegor Zhukov como culpado de cometer o crime que está determinado na segunda parte do artigo 280 do código penal russo (apelo público ao extremismo com recurso à Internet) e impõe-se uma sentença de três anos de prisão com pena suspensa”, disse a juíza SvetlanaUjnaliva.

Além disso, a magistrada proibiu o estudante de realizar trabalhos relacionados à administração de páginas na Internet por dois anos.

O Ministério Público pediu a Zhukov uma sentença de quatro anos. Segundo a acusação, a culpa do estudante da Escola Superior de Economia foi totalmente demonstrada durante o julgamento.

Anteriormente, o Comité de Instrução da Rússia havia encerrado um processo criminal contra Zhukov, de 21 anos, por participar de “tumultos em massa” em Moscovo, mas apresentou queixa contra o jovem por apelar ao extremismo no seu canal do YouTube, algo que o jovem e a sua defesa sempre rejeitaram.

Os advogados de Zhukov consideraram as acusações contra o jovem “absurdas” e pediram que o tribunal inocentasse o seu cliente.

O estudante foi preso a 02 de agosto e foi colocado em prisão preventiva depois de participar nos protestos não autorizados em apoio aos candidatos da oposição vetados para as eleições municipais de Moscovo, que decorreram a 08 de setembro.

De acordo com o Conselho de Direitos Humanos ligado ao Kremlin, o tribunaladotou uma decisão “equilibrada” no caso do estudante.

“A Yegor agora pode continuar a estudar e a trabalhar, o que é muito importante”, disse o presidente dessa entidade, Valeri Fadéev.

O responsável deste Conselho de Direitos Humanos acrescentou que a prisão efetiva de um jovem “talentoso” como Zhukov seria uma decisão errada.

Centenas de pessoas, incluindo algumas celebridades, estiveram junto ao para mostrar o seu apoio a YegorZhukov.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (17)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (20)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (72)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (12)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação