África
Rússia assina acordo com juntas militares do Mali, Burkina Faso e Níger
A Rússia e juntas militares do Mali, Burkina Faso e Níger assinaram parceria estratégica nas áreas da segurança e da defesa.
Para além da segurança, os quatro países concordaram cooperar no sector económico com objectivo de criar uma parceria benéfica e assim reforçar os contactos comerciais, bem como um mecanismo para monitorizar as consultas nesta área.
O comunicado foi feito após uma reunião organizada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, com os homólogos dos três países africanos governados por juntas militares.
As partes mostraram o interesse em ampliar a luta contra o terrorismo e a insegurança os ministros concordaram realizar reuniões anuais em países alternados. A segunda sessão será realizada num dos países africanos, em data ainda a definir.
O Mali, o Níger e o Burkina Faso retiraram-se da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em janeiro, após sanções impostas pela organização aos três países, devido aos golpes que levaram os atuais líderes ao poder.
Os três países do Sahel estipularam um pacto de defesa mútua na sua aliança para combater os grupos fundamentalistas islâmicos presentes na região, após a retirada dos países ocidentais, que prestavam ajuda militar contra o terrorismo.