Mundo
Rússia aberta ao diálogo com Donald Trump
A Rússia está aberta ao diálogo com a futura administração dos Estados Unidos, liderada pelo republicano Donald Trump, vencedor das eleições presidenciais na terça-feira, admitiu hoje o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov.
Se houver “iniciativa sincera”, Rússia está aberta ao diálogo com Trump.
“Veremos se há propostas. Insisto, não fomos nós que congelamos as relações e não somos nós que devemos propor o seu restabelecimento”, disse Lavrov. durante uma visita ao Cazaquistão, citado pela agência espanhola EFE.
“Mas se houver uma iniciativa sincera para nos sentarmos sem exigências unilaterais e falarmos sobre onde estamos e como avançar, não seremos nós a levantar objeções”, acrescentou.
Durante a campanha eleitoral das presidenciais norte-americanas, Trump prometeu acabar com a guerra na Ucrânia se fosse eleito.
Lavrov disse que a Rússia está disposta a ouvir qualquer “ideia concreta e razoável” e que nunca se opôs ao diálogo.
Sobre o assunto, o politólogo Almeida Pinto considera o discurso de Lavrov, lacónico e astuto, mas encara dificuldades, uma vez que a Rússia tem uma ideologia que defende uma economia centralizada e outra descentralizada, e pensa que a política externa dos EUA e da Rússia é dispare, face aos interesses e aliados um do outro.
Almeida Pinto vai longe dizendo que Lavrov “está a ser cínico”, e encara dificuldades em suas afirmações servirem de ponte na política externa junto do novo Presidente do EUA.