Connect with us

Mundo

Ruanda: FMI prevê crescimento de 6,2% este ano e 7,5% em 2024

Published

on

A economia do Ruanda crescerá 6,2% este ano, acelerando para 7,5% em 2024, projectou a directora administrativa do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, durante uma visita a Kigali esta quinta-feira, 26.

“A nossa projecção é que o Ruanda cresça 6,2% em 2023 e que o crescimento acelere em 2024 para 7,5%. Precisamos reconhecer que Ruanda, como o resto do mundo, foi afectado pelo COVID-19 e pela guerra na Ucrânia, que tirou 1,7% de nossas projecções pré-COVID”, disse, em declarações à imprensa.

Para além do forte investimento na agricultura, cujos principais mercados de exportação incluem China, Alemanha e Estados Unidos, a estabilidade político-social do Ruanda tem atraído diversas multinacionais, passados mais de 25 anos do fim do conflito que vitimou 800 mil ruandeses.

De ressaltar que o primeiro smartphone “fabricado em África” ​, o Mara Phone, é fabricado num “cluster” industrial nos arredores de Kigali, próximo ao escritório de representação da Volkswagen, que é um dos muitos investidores no pequeno país da África Oriental, com cerca de 12 milhões de habitantes, montando no Ruanda carros para o mercado africano.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Colunistas