Connect with us

Destaque

Ruanda aposta na Inteligência Artificial para melhorar a saúde

Published

on

Os stocks de medicamentos e a falta de equipamento médico nas instalações de saúde no Ruanda estão a tornar-se uma coisa do passado, graças a uma inovação que está a resolver as restrições de aquisição.

A Viebeg Technologies, uma empresa de tecnologia de saúde sustentada em capital de risco, está a ajudar a expandir o acesso a cuidados de saúde acessíveis na África Central e Oriental, ajudando as instalações de saúde a adquirir fornecimentos em tempo real. Utiliza a inteligência artificial (IA) para gerir os processos da cadeia de abastecimento (desde a expedição ao armazenamento, distribuição e gestão de inventários) para garantir que as instalações de cuidados de saúde tenham em stock o material médico preciso.

O Fundo de Inovação do Ruanda, parcialmente financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento, investiu na plataforma logística baseada em dados da Viebeg.

Tobias Reiter, cofundador e diretor executivo da Viebeg Technologies, diz que a plataforma de aquisição de produtos médicos orientada por IA liga diretamente os fornecedores de cuidados de saúde aos fabricantes. Isto remove corretores e intermediários da cadeia de valor, gerando economias de custos até 40% para os clientes.

“Vimos que muitas instalações médicas não tinham os suprimentos certos; e também vimos relatórios que diziam que em África, a cada cinco minutos, morrem pessoas devido a condições que poderiam ser evitadas se tivéssemos os equipamentos médicos adequados”, observou Reiter.

A empresa, que foi criada em 2018, trabalha com muitas instalações de saúde no Ruanda, onde dois milhões de pessoas foram tratadas com produtos Viebeg, segundo Alex Musyoka, Cofundador e Diretor Comercial da Viebeg. Já está a fazer incursões noutras partes da África Oriental, incluindo o Quénia, Burundi e Congo, e a servir mais de 500 instalações. A empresa planeia expandir-se por toda a África, diz Musyoka.

Muitas instalações de saúde no Ruanda elogiam a Viebeg, uma vez que podem agora encontrar produtos essenciais para os seus campos específicos a preços acessíveis. Um exemplo é a Clínica Especialista Kivu, estabelecida pelo Dr. Amol Kulkarni, um dos três únicos cirurgiões maxilofaciais no Ruanda.

O equipamento moderno é da maior importância para os especialistas que tratam defeitos e lesões da boca, dentes e maxilares, mas que muitas vezes não estão acessíveis em África.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *