Connect with us

Sociedade

Roubos de cabos eléctricos geram prejuízo de mais de 14 milhões na Huíla

Published

on

Na Huíla, a ENDE diz que em 2024 teve um prejuízo de mais de 14 milhões de kwanzas em roubo de cabos eléctricos.

Em 2024, mais de 3 mil metros de cabos foram furtados naquela província, que corresponde a um valor de 14 milhões de kwanzas, que a ENDE perdeu da vandalização só de cabos eléctricos.

O chefe do Departamento Comercial da ENDE, Wilson Rauquelo, disse que esta vandalização não só causou prejuízos a empresa mas também impediu a electrificação de outras zonas que estão sem energia.

O responsável acrescentou, que por conta desta vandalização a ENDE vê-se obrigada a repor os cabos cortados para substituir a energia naqueles locais, onde os cabos foram roubados.

“Só para ter uma ideia, o exercício do ano de 2024, a ENDE teve um registo de cerca de 3,944 metros de cabos roubados, que corresponde a um valor de 14.946,918 kwanzas, só em cabos e essa quantidade que foi roubada podia ajudar na electrificação de outras zonas”, salientou.

Wilson Rauquelo, apelou a população a ter um espírito de protecção do bem comum, “pois tudo é para o bem do cidadão”.

“Nós temos que estar constantemente a fazer reposição, porque há constantes registos de furto de cabos, aqui apelamos a sociedade, as igrejas a fazerem um trabalho de sensibilização para a mudança de consciência do cidadão”, ressaltou.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD