Connect with us

Sociedade

Rio Wala em Luanda afasta professores das salas de aula

Published

on

Há quase dois meses que os alunos da única escola pública no Bairro Bela Vista, no Bairro Mundial, no Distrito Urbano do Morro dos Veados, Município de Belas, em Luanda, estão privados de aulas devido a falta de vias de comunicação alternativas, informaram professores e encarregados, ao Correio da Kianda.

A situação, de acordo com populares, decorre da rápida degradação da única infra-estrutura rodoviária, inaugurada em Dezembro de 2022, pela Administração Municipal de Belas, com o nome Eduardo Costa Gabriel.

Inicialmente considerada a salvação para os moradores daquela região, explicaram, a estrada prometia facilitar o acesso ao Bairro Mundial e as suas áreas circundantes, onde anteriormente apenas camiões basculantes eram utilizados devido à ausência de vias adequadas.

No entanto, referem, após apenas onze meses de operação, a infra-estrutura que consumiu quatro mil milhões de kwanzas dos cofres do Estado, já não atende às necessidades das comunidades denunciando, por outro lado, que a empresa responsável pela construção parece não ter cumprido adequadamente o seu papel, incluindo a fiscalizadora da obra.

Denunciam ainda terem retornado às condições precárias, especialmente durante a época chuvosa. “Agora, os habitantes enfrentam diariamente a luta por um lugar nos camiões basculantes, essenciais para não perderem seus empregos e negócios, disseram.

“A situação está a afectar directamente os professores da única instituição escolar da localidade que, quando chove, são obrigados a circular dentro de uma arca e pagar mil kwanzas por travessia”, lamentaram, acrescentando, por outro lado, que a inundação no Wala tem encarecido a vida dos  habitantes e “os professores, por sua vez, precisam aguardar o rio secar para retomar suas actividades lectiva, o que prejudica significativamente os estudantes da escola, privando-os de aulas na maior parte do tempo”, Relataram.

Continue Reading
4 Comments

4 Comments

  1. Manuel lucas.

    29/11/2023 at 8:39 am

    Realmente é uma situação muito triste. Mas, no
    Actos das obras, os tais engenheiro fora alertados.
    Agora está assim quando chove, Saí ou entra no Bairro, quem tiver
    A coragem de se mergulhar nessas águas.

  2. Branca Domingos

    29/11/2023 at 11:14 pm

    Eu sou moradora do bairro mundial,o que agente passa nunca vi, é muito sofrimento quanto chega esta altura temos que pagar o táxi das carrinha a 500 kz e ao mesmo tempo torna-se Humilhante todos os dias apanhar táxi de camião, pedimos awuem de direito que veja a nossa situação.

  3. Miguel Gabriel João

    01/12/2023 at 6:37 am

    Só me digam que ganhei valores na quantia de x e este mesmo x não vejo ou não levanto no banco para eu me estimular

  4. Miqueias Madaleno

    01/12/2023 at 8:54 am

    Tinham que responsabilizar o administrador do destrito, o empreiteiro e o engenheiro responsável pela obra

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *