Mundo
Revogação da lei ambiental deixa EUA menos seguros, alerta Barack Obama
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou nesta quinta-feira, 12, que a revogação pela administração liderada por Donald Trump, da lei fundamental para combater as alterações climáticas deixa o país “menos seguro” e os norte-americanos “menos saudáveis”.
“Hoje (quinta-feira), a administração Trump revogou a determinação do risco ambiental: a decisão que serviu de base para os limites de emissões de escape e as normas para as centrais elétricas”, realçou o democrata na rede social X.
“Sem ela, estaremos menos seguros, menos saudáveis e menos capazes de combater as alterações climáticas – tudo para que a indústria dos combustíveis fósseis possa lucrar ainda mais”, frisou ainda.
Esta lei, conhecida como lei das constatações de riscos (endangerment finding act, em inglês), adotada em 2009 pela Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) sob a presidência do democrata Barack Obama, “não tinha qualquer fundamento legal”, declarou o republicano na Casa Branca ao anunciar a sua revogação.