Connect with us

Economia

Reviravolta. Isabel dos Santos volta a ter direito de voto na Nos

Published

on

Por decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, revelada esta segunda-feira, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMV), a empresária angolana Isabel dos Santos volta a ter direito de voto na operadora de telecomunicações Nos, através da participação de 26% da Zopt, detida por si e pela Sonaecom.

Em comunicado, divulgado pela CMVM, é possível acompanhar o mais recente desenvolvimento desta situação. Ou seja, primeiro, “nos termos do comunicado efetuado a 4 de abril de 2020, a Sonaecom, SGPS, S.A., detentora de 50% do capital da ZOPT, SGPS, S.A. (doravante ZOPT), informou da comunicação do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, recebida por esta sua participada, relativa ao arresto preventivo de 26,075% do capital social da NOS, SGPS, SA (doravante NOS), correspondente a metade da participação social na NOS detida pela ZOPT “e, indiretamente, pelas empresas Unitel International Holdings, BV e Kento Holding Limited”, controladas pela Eng.ª Isabel dos Santos”.

Logo, perante a decisão do Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, “nos termos da referida comunicação, as ações arrestadas ficaram privadas do exercício do direito de voto”, pode ler-se também no comunicado.

Agora, mais precisamente desde o dia 12 de junho de 2020, a ZOPT foi notificada do um novo despacho proferido pelo Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, “que a autoriza a exercer o direito de voto correspondente aos 26.075% do capital social da NOS preventivamente arrestados à ordem do referido Tribunal”, remata o documento.

Importa recordar que o arresto da participação da empresária Isabel dos Santos em várias empresas portuguesas foi ordenada pelo juiz Carlos Alexandre, no seguimento do processo apelidado de ‘Luanda Leaks’.

 

Executive Digest

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *