Connect with us

Politica

Reuniões de alto nível marcam agenda do PR em Brasília

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, reuniu este sábado, 31, em Brasília, com o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, com o Presidente do Parlamento da Argélia, Brahim Boughali, e com a Vice-Primeira-Ministra e Ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko.

Os estadistas encontram-se em Brasília em missão oficial onde participaram na tomada de posse do presidente eleito do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, neste domingo, 1 de Janeiro.

Ao final do encontro, a ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, realçou a importância do encontro pelo facto de Angola estar a presidir a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e a Guiné-Bissau, à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Em declarações à imprensa, Suzi Barbosa realçou a importância do encontro pelo facto de Angola estar a presidir a Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) e a Guiné-Bissau, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

“São dois países irmãos com uma história em comum e achamos que, sempre que possível, ser bom pôr em dia todas as questões em comum que nós temos, sobretudo neste momento em que Angola preside à CPLP e a Guiné-Bissau preside à CEDEAO ”, frisou.

Para Suzi Barbosa, o reforço da cooperação económica entre os países membros das duas organizações é um dos grandes objectivos da Guiné-Bissau na presidência da CEDEAO.

“A nossa intenção é precisamente essa. Uma das propostas que nós temos sobre a mesa enquanto presidente em exercício da CEDEAO é realizar uma reunião com os países da CPLP precisamente para reforçar a nossa cooperação económica”, referiu.

Cooperação com a Argélia 

Num outro momento, o Presidente da República, recebeu, em audiência, o Presidente do Parlamento Argelino, Brahim Boughali, com quem passou em revista a cooperação entre os dois países.

“Como sabem, é uma cooperação que data de longos anos, desde os tempos da Luta de Libertação de Angola. Mas a cooperação a nível económico e político deixa um bocado a desejar”, considerou.

Ibrahim Boughali disse que as relações entre os dois países devem agora tomar um rumo diferente, depois do encontro com o Presidente João Lourenço, tendo feito o convite para o Chefe de Estado angolano visitar a República da Argélia no próximo ano.

“O Presidente da República manifestou o desejo de visitar a República da Argélia. Portanto, estamos com a missão de trabalhar no sentido diplomático para podermos fechar uma data para o Presidente da República concretizar essa visita”, disse.

Ucrânia

Embora a Presidência ainda não tenha divulgado o tema da reunião com a Vice-Primeira-Ministra e Ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Svyrydenko, o Correio da Kianda soube que um eventual apoio de Angola à causa ucraniana terá sido o tema central da reunião.