País
Restos Mortais do general Ben-Ben repousam no cemitério de Lupitanga
Os restos mortais do general Arlindo Chenda Pena Ben-Ben já repousam no cemitério de Lupitanga, situado na comuna de Chivaulo, município do Andulo, 130 quilómetros a Norte da cidade do Cuito, província do Bié.
No acto fúnebre realizado as 11 horas de hoje, o presidente da Unita, Isaías Ngola Samakuva, partido do qual Ben Ben foi membro, destacou os seus feitos de Ben-Ben e considerou ser uma homenagem merecida ao longo dos 20 anos de espera, fruto do “bom momento político” que o país vive.
Isaías Samakuva enalteceu o gesto do Presidente da República, João Lourenço, tendo encorajado-o a prosseguir com o mesmo espírito de formas a se evitar privilégio há algumas pessoas apenas. ” A acção do Presidente da República reforça a unidade e a reconciliação nacional”.
Por sua vez, o Chefe do Estado Maior General Adjunto para a Área Operacional e de Desenvolvimento das Forças Armadas Angolanas (FAA), o general Geraldo Abreu Muhengo Ukuachitembo, elogiou a trajectória de Ben-Ben, na medida em que acreditava na criação de um estado democrático.
Segundo o oficial general, os feitos do general Ben-Ben vão permanecer na memória dos angolanos.
Já o ministro angolano da Defesa, Salviano de Jesus Cerqueira, em representação do Presidente da República, João Lourença, transmitiu sentimentos de pesar à família, tendo destacado o contributo que o general Ben-Ben deu em prol do país e das Forças Armadas Angolanas em particular.
Assistiram à cerimónia, o chefe de Estado-Maior das FAA general do exército, Egídio de Sousa “Disciplina”, secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Clementino Cunjuca, administradora do Andulo, Celeste Adolfo, membros do Governo, deputados da Assembleia Nacional, oficiais generais, entidades políticas e religiosas, familiares e população.
O general “Ben Ben” faleceu a 18 de Outubro de 1998 na África do Sul, onde estava sepultado até antes da transladação do seu corpo para Angola.