Sociedade
Restos mortais do deputado João Ntiama repousam no Nkiende
Os restos mortais do deputado João Marques Ntiama, falecido no dia 9 deste mês na África do Sul, por doença, foram hoje, sexta-feira, a enterrar na comuna de Nkiende, a 30 quilómetros a Oeste da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire.
Estiveram presentes na cerimónia fúnebre, membros do Governo Provincial do Zaire, da UNITA, com destaque para o seu secretário-geral, Franco Marcolino Nhany, familiares, entre outras pessoas.
No elogio fúnebre, o secretário provincial adjunto do Zaire da UNITA, Ernesto Makiadi, considerou o malogrado como companheiro dedicado, disciplinado e intransigente na defesa dos menos equipados e destacou a sua capacidade de mobilização.
Por sua vez, a Juventude Revolucionária de Angola (JURA) destacou-o como um mobilizador que dedicou a sua vida em prol da causa da UNITA.
Enquanto à família, na sua mensagem, o reconheceu como homem generoso que sempre se preocupou com os problemas de todos.
Ao representar o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, o seu secretário-geral, Franco Marcolino Nhany, fez uma cronologia da vida política do malogrado, desde 1981, altura em que ingressou nas fileiras desta força política.
João Marques Ntiama nasceu a 21 de Março de 1964, em Mbanza Kongo, província do Zaire. Foi eleito, pela primeira vez, deputado pelo círculo provincial do Zaire em 2012. Deixa viúvas e oito filhos.
Até a altura da sua morte, Marques Ntiama, major na reserva, exercia as funções de secretário provincial da UNITA no Zaire e membro do comité permanente do mesmo partido.