Connect with us

País

Velório de JES decorre no Miramar em Luanda

Published

on

Já se encontram em Luanda os restos mortais do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, depois de um mês, desde o seu falecimento no Reino de Espanha.

O avião da TAAG, transportando os restos mortais de José Eduardo dos Santos, aterrou as 16h deste sábado 20, no Aeroporto International 4 de Fevereiro, onde foi recebido por uma comitiva governamental.

Ana Paula dos Santos, a viúva do antigo estadista, recebeu, em lágrimas, condolências das mais diversas individualidades que se fizeram ao Aeroporto.

Depois da recepcão no aeroporto, a caravana seguiu até a residéncia do ex Presidente, bairro Miramar, em Luanda, onde decorre esta noite parte do programa das exéquias.

José Eduardo dos Santos faleceu a 8 de Julho ùltimo em Barcelona, no Reino de Espanha, vitima de doença depois de um longo período doente.

A transladação dos seus restos mortais acontecem agora depois de um mês de disputa entre o governo angolano e os filhos, junto da justiça espanhola.

Na passada quinta-feira o Tribunal de Barcelona decidiu a favor da ex esposa, Ana Paula dos Santos. No dia seguinte notícias veiculadas pela imprensa Internacional dava conta de um segundo recurso interposto por cinco dos seus filhos, com Tchizé dos Santos a ser citada como a principal promotora do recurso.

Os filhos, adiantou ainda a imprensa, alegaram questões humanitárias, para se oporem à transladação do corpo do seu pai, por entenderem que a sua deslocação a Luanda, para as cerimónias funebres representaria perigo para eles.

Por volta do meio dia deste sábado, 20 de Agosto, a empresária Isabel dos Santos, a priomogénita de José Eduardo dos Santos, recorreu às redes sociais para, em geito de despedida, partilhar uma foto do dia do seu casamento, sendo levada ao altar pelo pai.

Na legenda, descreve o momento e pede perdão ao pai, pelo facto de não o poder acompanhar à sua última morada em Luanda.