Connect with us

Luto

Restos mortais de JES a caminho de Luanda

Published

on

Um comunicado do governo angolano dá a conhecer que a urna contendo os restos mortais do ex Presidente da República, José Eduardo dos Santos, estão já a caminho de Luanda, num voo saído de Espanha, na manhã deste sábado 20, onde faleceu a 8 de Julho do corrente ano.

O documento a que o Correio da Kianda teve acesso, garante que a chegada do voo a Luanda acontece esta tarde, e acrescenta que a data e programa das exéquias serão comunicados oportunamente, pela Comissão para a Organização da cerimónia.

Lembrar que a entrega dos restos mortais de José Eduardo dos Santos acontece mais de um mês depois do seu falecimento a 8 de Julho, decidida pelas autoridades judiciais espanholas, na sequência da disputa entre o governo angolano e os filhos sobre a sua posse.

Na última quinta-feira, um Tribunal espanhol decidiu a favor da antiga companheira, Ana Paula dos Santos, com quem José Eduardo dos Santos estava  casado até a data da sua morte, apesar do facto de já não coabitarem desde a sua saída da presidência da República, em 2017.

José Eduardo dos Santos nasceu a 28 de Agosto de 1942. Em Setembro de 1979 assumiu a presidência de Angola, em substituição de António Agostinho Neto. Em 2017 deixou o palacio da Cidade Alta, para João Lourenço, seu sucessor.

Depois da sua morte o Presidente João Lorenço decretou 8 dias de luto Nacional em sua memória.