Sociedade
Restos mortais de Ismael Mateus ja repousam no cemitério do Santa Ana
Os restos mortais do jornalista Ismael Mateus já repousam no Cemitério da Santa-Ana.
Foi a enterrar, na manhã deste sábado, 05, no cemitério da Santa Ana, o jornalista Ismael Mateus. Falecido na última terça-feira, 01, em consequência de um acidente de viação, o funeral do também, até então conselheiro do Presidente da República, foi testemunhado por várias individualidades, desde a política, religiosa, e da sociedade civil.
Considerado como um dos decanos do jornalismo angolano, Ismael Mateus foi um dos fundadores do sindicato dos jornalistas, e membro da União dos Escritores Angolanos.
No cemitério, da Santa Ana, jornalistas como Amílcar Xavier e Pedro Neto, destacaram as qualidades de Ismael Mateus como tendo sido um homem de observação crítica e construtiva, que tem o nome escrito na comunicação e na literatura.
Na sua página, o Presidente da República disse ter recebido com profunda consternação “a notícia do trágico acidente que vitimou Ismael Mateus, ativo membro do Conselho da República e jornalista, radialista e escritor de grande gabarito”.
João Lourenço destacou que “Angola perdeu um inteletcual que, na sua ação interventora na vida pública, sempre soube aliar um elevado sentido crítico com o civismo e o respeito pelas instituições democráticas” e com “essa postura responsável, era um exemplo para as gerações mais jovens, que viam nele um mestre e um modelo a seguir”.