Connect with us

Sociedade

Responsável da Saúde Pública detido por vender vacinas anti-rábica em Menongue

Published

on

Um responsável da cadeia de frio do Departamento Provincial da Saúde Pública no Cuando Cubango foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) esta quarta-feira, 19, por supostamente ter desviado quantidades de doses da vacina anti-rábica.

Em declarações hoje, 20, à Rádio Correio da Kianda, o Inspector da IGAE naquela província, Henriques Augusto, disse que o implicado, que responde pelo nome de Isaías João, foi detido em flagrante delito a comercializar 20 ampolas anti-rábica e 200 seringas.

Segundo informou, a detenção resultou da denúncia dos cidadãos, que viram o mesmo a comercializar diversas doses da vacina a uma farmácia particular na cidade de Menongue.

O acusado confessa ter cometido o crime, e diz que não é a primeira vez que pratica a acção. Isaías João vai mais longe e afirma que tem sido o seu negócio “desde que ingressou na saúde em 2008”, e denuncia que os seus principais clientes são responsáveis de algumas farmácias “espalhadas um pouco por toda província”.

Por sua vez, o Director do Gabinete Provincial da Saúde, João Chihinga, diz que o seu pelouro vai continuar a trabalhar com as autoridades policiais no sentido de responsabilizar criminalmente todos os funcionários que enveredarem por esse caminho.

Formado em radiojornalismo, com passagem por órgãos de comunicação social públicos e privados. Possui formação internacional em Comunicação e Multimedia. Estudante do curso superior de Gestão/Comunicação e Marketing.

Colunistas