Politica
“Resolução dos problemas sociais da Lunda Sul passa pelo pagamento da dívida pública”
O governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto, considerou esta segunda-feira, em Saurimo, que uma célere resolução da questão da dívida pública aos empresários locais, avaliada em cerca de 16 mil milhões de kwanzas, poderia permitir que estes contribuíssem muito mais para a resolução dos problemas sociais e económicos da região.
O governador Daniel Neto fez estas declarações no quadro de um encontro que o Presidente da República, João Lourenço, manteve esta tarde com os responsáveis locais no âmbito da visita de dois dias à província da Lunda Sul.
Neste encontro, com o objectivo de inteirar-se sobre as acções desenvolvidas e dificuldades locais, Daniel Neto destacou que a dinâmica imprimida no trabalho ao nível da província é séria e rigorosa, “mas não consegue correr mais” porque existem dificuldades de várias ordens.
Neste quadro, deu a conhecer que “os empresários da província têm estado a contribuir e ajudar muito”, daí o facto de considerar que, uma vez ultrapassado este constrangimento (dívida pública local), estes poderiam dar muito mais pela região.
E o Presidente da República, João Lourenço, já regressou a Luanda depois da visita de trabalho que efectuou à província da Lunda Sul.
“Enquanto permaneceu no território, o Chefe de Estado inaugurou aquele que será o maior projecto diamantífero do país, a mina do Luele, e orientou uma reunião com o Governo provincial para uma avaliação do estado geral da circunscrição”, diz o comunicado da Presidência.