Connect with us

Mundo

Resgate da equipa presa na caverna pode acontecer “hoje ou amanhã”

Published

on

Ivan Karadzic, um dos mergulhadores que se voluntariou para a operação de resgate dos 12 jovens e do treinador presos na caverna de Tham Luang Nang Non, disse à Sky News que o resgate pode acontecer já “hoje ou amanhã”. 

O mergulhador dinamarquês acredita que a missão vai ter lugar “muito em breve”. 

Karadzic admitiu que o ambiente no seio da equipa de mergulhadores “mudou” bastante depois da morte de um antigo mergulhador Navy Seal. Saman Gunan tinha levado reservas de ar aos jovens e ao treinador presos. No regresso não tinha oxigénio suficiente. Ficou inconsciente e morreu. 

“Deixou-nos muito tristes”, contou Ivan Karadzic.

O mergulhador falou ainda dos desafios que esta operação de resgate envolve. “Inicialmente pensámos que poderíamos manter os rapazes vivos onde estão, mas agora muitas coisas mudaram”, realçou. 

O facto de envolver jovens só aumenta as dificuldades da missão de salvamento. “A maioria dos mergulhadores tem treino para salvar outros mergulhadores. Mas resgatar crianças? Isso é uma novidade para nós”.

Ivan Karadzic referiu ainda que a água na caverna estava a descer ao ritmo de “um ou dois centímetros por hora” esta quinta-feira.

As chuvas intensas neste período de monções – que devem agravar-se nas próximas semanas – só aumentam a pressão sobre a missão de resgate.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *