Connect with us

Mundo

Reino Unido: Sunak diz que “estabilidade económica e confiança” serão parte central de sua agenda

Published

on

Rishi Sunak assumiu formalmente como primeiro-ministro do Reino Unido nesta terça-feira, 25, em um momento de grave crise económica que deixou as finanças do país em estado precário. Terceiro premier britânico neste ano, Sunak se reuniu hoje no Palácio de Buckingham com o rei Charles III, que havia acabado de aceitar a renúncia de Liz Truss do cargo.

Rishi Sunak, que aos 42 anos é o chefe de governo britânico mais jovem em mais de 200 anos, deverá começar a nomear um novo gabinete de forma imediata para lidar com uma economia que caminha para a recessão.

Diante da sede do governo, Sunak, que foi ministro de Finanças por dois anos até julho, reconheceu os erros de sua predecessora e prometeu que a “estabilidade económica e confiança” serão parte central de sua agenda.

Prometeu também enfrentar a “profunda crise económica” com compaixão e liderar um governo de “integridade, profissionalismo e responsabilidade”.

Após propor agressivos cortes de impostos que tiveram forte repercussão negativa, Truss deixou o cargo apenas 45 dias após ser nomeada como primeira-ministra. Nesta segunda-feira, 24, Sunak foi escolhido para substituí-la como líder do Partido Conservador britânico.

Com agências