Connect with us

Mundo

Rei de Espanha diz que Catalunha “é e será parte essencial de Espanha”

Published

on

O rei de Espanha, Felipe VI, reafirmou a força do Estado espanhol perante a vontade nacionalista da Catalunha, garantido que a região “é e será uma parte essencial de Espanha”, cujas “legítimas instituições democráticas” vão resolver a “inaceitável intenção de secessão” em respeito pela Constituição.

O Tribunal Constitucional de Espanha considerou que o referendo sobre a independência da Catalunha, realizado recentemente, era ilegal, e o parlamento espanhol rejeitou a pretensão do governo catalão de avançar com a secessão.

A defesa da unida de Espanha ocorreu durante a cerimónia de entrega dos Prémios Princesa das Astúrias, que se realizou no Teatro Campoamor, de Oviedo.

Felipe VI falou perante os chefe do governo, Mariano Rajoy, e dos três principais dirigentes da União Europeia (UE), a saber, os presidentes da Comissão, Jean-Claude Juncker, do Conselho, Donald Tusk, e do Parlamento, Antonio Tajani, que receberam o Prémio da Concórdia, concedido à UE.

O Rei de Espanha enalteceu, ainda, os valores da lealdade e do companheirismo que representa a selecção masculina de râguebi da Nova Zelândia, aquando da entrega do Prémio Princesa das Astúrias do Desporto.

Após entregar o galardão aos famosos All Blacks, Felipe VI lembrou que para os jogadores neozelandeses “o trabalho de equipa e a colaboração são norma”. “Têm uma paixão comum, o râguebi; râguebi jogado de forma exemplar, não apenas para ganhar, mas também para exibir no campo as maiores virtudes do desportista completo: jogo limpo, camaradagem, solidariedade, educação, respeito”, destacou o soberano espanhol, referindo-se aos galardoados.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *