Educação Financeira
Regresso às aulas em 2022 (ano lectivo 2022/2023)
Está a fazer um ano, a 1 de Setembro de 2021, há um ano portanto, escrevi o artigo aqui neste portal (www.correiokianda.info) sobre o regresso às aulas, com o título: “Como poupar no regresso às aulas”.
Um ano depois, as aulas vão iniciar a 6 de Setembro (Terça-feira), num ano que se quer normalizado sem vestígios de Covid 19. Contudo, as mesmas necessidades continuam: pasta, cadernos, lápis, canetas, afia lápis, borracha, livros escolares, uniformes, batas brancas, etc etc. O tema continua e continuará a ser actual, pelo que este ano o tema é impactante na vida das famílias angolanas e de um modo geral, em todo o mundo.
A inovação deste ano é que o tema tem como base um inquérito. O inquérito foi feito online e tem 8 perguntas:
Regresso às aulas 2022
Este inquérito visa tomar conhecimento da realidade dos pais, encarregados de educação, tutores de crianças, adolescentes que freqentarão o ensino em 2022 – 2023. Este conhecimento passa pelos gastos e rotinas antes da abertura do ano lectivo.
Tem quantos filhos em idade escolar até ao 12º ano?
Um
Dois
Três
Mais de Três
Considera que a Educação é um bom investimento para os seus filhos?
Sim
Não
Tanto faz
Estudam em Angola?
Sim
Não
Que faixas etárias têm o(s) seu(s) filho(as)?
6 – 10
11 – 18
6 – 10
11 – 18
Quanto pensa gastar de material escolar em média, sem contar os livros escolares, para o próximo ano escolar e por cada filho?
5.000 a 15.000 Kz
15.001 a 20.000 Kz
20.001 a 50.000 Kz
50.001 a 100.000 Kz
Mais de 100.000 Kz
Pensa gastar mais este ano em comparação com o ano passado?
Sim
Não
O que «pesa» mais no seu orçamento: o material escolar ou os livros escolares?
Material Escolar
Livros Escolares
Outras despesas
Aproveita o material escolar e livros de uns filhos para outros, ou de familiares ou vizinhos a fim de poupar dinheiro?
Sim
Não
Com base no inquérito obtive as seguintes respostas depois de analisada e compilada e que merece a nossa reflexão no que tange às finanças pessoas e familiares, pois é impensável ter acesso a Educação sem investir financeiramente.
O número de respostas foi de 77 respostas e era dirigido a quem seja pai, mãe, encarregado(a) de educação e que esteja em Angola.
Das 77 respostas apurou-se 70 respostas completas e consistentes.
A maioria das respostas de ambos os géneros, tem dois filhos e menores. A média das crianças é de 10 anos.
100% das respostas confirma que a Educação é um bom investimento.
A média de gastos com todo o material escolar exceptuando os livros escolares está no intervalo entre os 20.001 e os 50.000 Kz.
100% dos pais ou encarregados de educação pensam gastar mais dinheiro este ano em comparação com o ano lectivo 2021/2022.
O que pesa mais no orçamento familiar são os livros escolares.
80% das respostas foram de que os pais aproveitam alguns materiais escolares e livros escolares entre os filhos, o que ajuda a reduzir os gastos.
Queridos pais, em Angola há o sistema público e o sistema privado quando se fala de Educação. A primeira grande escolha é se com o orçamento familiar é possível ter a ou as suas crianças numa escola privada ou não. A segunda pergunta que exige uma resposta é se a escola/colégio é próximo da vossa casa e é necessário ou não transporte escolar. Se for necessário, sabe que terá pagar um valor adicional, em troca da segurança para a criança e reduz as ansiedades dos pais em ir buscar a criança a meio do período laboral.
Onde se estuda vai perseguir no bom sentido os seus filhos. Caso estude em Angola ou na diáspora (fora do país), como em Portugal, Namíbia, África do Sul, Brasil, pense na qualidade do ensino, na formação pessoal da sua mais-que-tudo.
“A educação é a arma mais poderosa da humanidade” – Nelson Mandela
O maior líder de África de todos os tempos
Sucessos estudantis. A Educação é o melhor investimento que pode fazer pelos seus filhos.