Sociedade
Registados quase mil casos de cancro de mama em dois anos
O Instituto Angolano de Controlo do Cancro registou entre 2020 e 2022, um total de 959 novos casos de cancro da mama e, deste número, 646 acabaram por morrer.
Os dados foram avançados esta quinta-feira pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ao discursar na abertura do I Encontro de Reflexão sobre Prevenção do Cancro da Mama e da Próstata, que decorreu no Centro de Convenções de Talatona.
Em relação ao cancro da próstata, Esperança da Costa disse que, no mesmo período, foram registadas 640 mortes, numa altura em que a Agência Internacional de Pesquisa do Cancro aponta que, até 2040, o país terá cerca de 4.522 novos casos da doença.
Por seu turno, a ministra da Saúde disse estar preocupada com o facto de os doentes com cancro irem aos hospitais quando a patologia já está em fase terminal.
Sílvia Lutucuta garantiu que o Ministério da Saúde está a trabalhar no reforço do Sistema de Saúde que possa oferecer serviços abrangentes para a prevenção, diagnóstico, tratamento, sobrevivência e cuidados paliativos do cancro a todos os cidadãos.