Connect with us

Politica

Registados mais de doze mil acidentes de viação este ano

Published

on

De Janeiro a Outubro de 2023, mais de 12 mil acidentes de viação foram registados no país, que resultaram na morte de 2.607 pessoas e quase quinze mil ficaram feridas, informou a Vice-Presidente da República.

“De Janeiro a Outubro, foram registados, em todo o país, 12.069 acidentes de viação, 14.950 feridos e 2.607 mortes, numa tendência crescente que a todos deve preocupar e apelar à reflexão”, lê-se na mensagem de Esperança da Costa por ocasião do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Estrada, que hoje se assinala.

Segundo a governante, o Executivo constatou, com enorme preocupação, que o ano em curso continua a projectar-se no percurso negativo da sinistralidade. Reafirmou ser prioridade do Executivo trabalhar na redução de acidentes de viação, com base no Plano Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito 2023-2027, bem como uma contínua intervenção na sinalização, reabilitação, construção de infra-estruturas e aumento da capacidade técnica para a fiscalização do trânsito.

“É possível fazer mais e melhor em nome da segurança rodoviária e da concomitante preservação do bem vida! É urgente, deste modo, devolver às estradas angolanas a tão almejada segurança rodoviária”, considera Esperança da Costa, sublinhando, que “é crucial a acção conjunta de todas as forças da nação, com destaque para a família, a comunidade, a escola, a sociedade civil, a academia, a igreja e o terceiro sector”.

A data este ano tem como lema “Trânsito seguro, vidas salvas”, o que, na óptica da Vice-Presidente, é “um apelo que se ajusta à necessidade dos tempos que vivemos, pois recomenda a prudência necessária a cada um de nós, visando contrariar a crescente tendência da sinistralidade, um flagelo real que continua a representar um grave problema de saúde pública à escala mundial”.

Colunistas