Connect with us

Mundo

Registados danos significativos na barragem de Nova Kakhovka, em Kherson

Published

on

Há danos significativos na barragem de Nova Kakhovka, depois da saída das tropas russas de Kherson, divulgou a empresa norte-americana Maxar Technologies.

“Imagens de satélite desta manhã revelam novos danos significativos a várias pontes e à barragem de Nova Kakhovka no rescaldo da tirada russa através do rio Dnipro”, refere a empresa num comunicado recebido pela Reuters. Segundo a Maxar Technologies, secções da extensão norte da barragem e portões foram “deliberadamente destruídos”.

A Maxar Technologies tem acompanhado o conflito na Ucrânia há vários meses. As imagens de satélite podem ser vistas na Sky News.

A Rússia e a Ucrânia trocaram acusações, alertando para um possível ataque das forças inimigas. O Instituto do Estudo da Guerra (ISW) chegou a avisar que Moscovo estaria a ponderar uma explosão na barragem para cobrir a sua retirada da margem direita do rio Dnipro, ao impedir ou atrasar os avanços ucranianos através do rio.

O líder ucraniano chegou a alertar que se o plano russo fosse em frente, iriam provocar inundações em mais de 80 localidades e “centenas, centenas de milhares de pessoas poderiam ser afetadas”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas