Mundo
Registados danos significativos na barragem de Nova Kakhovka, em Kherson
Há danos significativos na barragem de Nova Kakhovka, depois da saída das tropas russas de Kherson, divulgou a empresa norte-americana Maxar Technologies.
“Imagens de satélite desta manhã revelam novos danos significativos a várias pontes e à barragem de Nova Kakhovka no rescaldo da tirada russa através do rio Dnipro”, refere a empresa num comunicado recebido pela Reuters. Segundo a Maxar Technologies, secções da extensão norte da barragem e portões foram “deliberadamente destruídos”.
A Maxar Technologies tem acompanhado o conflito na Ucrânia há vários meses. As imagens de satélite podem ser vistas na Sky News.
A Rússia e a Ucrânia trocaram acusações, alertando para um possível ataque das forças inimigas. O Instituto do Estudo da Guerra (ISW) chegou a avisar que Moscovo estaria a ponderar uma explosão na barragem para cobrir a sua retirada da margem direita do rio Dnipro, ao impedir ou atrasar os avanços ucranianos através do rio.
O líder ucraniano chegou a alertar que se o plano russo fosse em frente, iriam provocar inundações em mais de 80 localidades e “centenas, centenas de milhares de pessoas poderiam ser afetadas”.