Connect with us

Politica

“Região da SADC continua a ser bom exemplo de eleições livres e transparentes” – João Lourenço

Published

on

O titular do poder executivo e Presidente em Exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) foi um dos oradores na cerimónia de investidura do Presidente das Ilhas Comores, Azali Assoumani.

João Lourenço disse que a região da SADC continua a ser um bom exemplo no que diz respeito à realização, com regularidade, de eleições livres e transparentes, cujos resultados não geram, em regra, contestação violenta que ponha em perigo a manutenção da ordem e estabilidade dos países nem os fundamentos do Estado Democrático e de Direito.

O também medianeiro da paz sobre o conflito na RDC disse que este ano aguarda-se pela realização de eleições gerais na Namíbia, no Botswana, em Moçambique e na África do Sul, onde esperamos, mais uma vez, que os resultados venham a ser respeitados por todos os partidos concorrentes.

João Lourenço destacou também a situação de instabilidade e guerra ainda vigente em alguns dos Estados membros da SADC, nomeadamente em Moçambique e na República Democrática do Congo, que caracterizou de preocupante, e reiterou o contínuo apoio e solidariedade dos países membros.

O Presidente João Lourenço disse compreender que as agências humanitárias internacionais priorizam o atendimento a outros conflitos em curso, nomeadamente na Palestina, para acudir sobretudo a situação de grave catástrofe humanitária em que se encontram as populações civis da Faixa de Gaza, mas o povo sudanês merece igual atenção e a guerra do Sudão não pode ser uma guerra esquecida e simplesmente ignorada pela comunidade internacional.

Escute análise hoje, no Jornal da Noite, da Rádio Correio da Kianda, às 19 horas. 

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Colunistas