Connect with us

Mundo

A reforma dourada de Robert Mugabe

Published

on

O ex-presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, que foi obrigado a renunciar ao cargo depois de uma intervenção das forças armadas, vai puder manter o seu estilo de vida milionário na reforma.

 Aos 93 anos de idade, o ex-soldado da guerra pela independência que planeava entregar o poder à sua jovem mulher, Grace Mugabe, de 52 anos, foi travado com êxito pelo até ali braço direito, Emmerson Mnangagwa, agora presidente do país.

Mas parece não haver ressentimentos entre os antigos companheiros de guerrilha. É que, para além de uma indemnização que, segundo a imprensa local, rondará os 8,3 milhões de euros. Robert Mugabe e a família irão gozar de uma série de privilégios.

Frota de carros e jacto privado

O ex-ditador terá direito a uma residência oficial mobilada onde quiser na capital, Harare, com todas as contas pagas. Receberá ainda três viaturas – um Mercedes Benz S500, uma carrinha todo-o-terreno e uma carrinha de caixa aberta – com combustível pago e que serão substituídas de cinco e cinco anos.

Mugabe será assistido por uma equipa de 20 pessoas, incluindo seis seguranças, pagos pelo Estado, bem como uma pensão equivalente ao salário do presidente do país – 15.500 euros.

Mas há mais: todas as despesas médicas de Robert Mugabe, mulher e dos três filhos serão garantidas pelo Estado. O casal terá direito a passaporte diplomático e a quatro viagens ao estrangeiro em jacto privado, bem como quatro viagens em primeira-classe internas.

 

Fortuna de Mugabe

As benesses parecem não ter levado em conta a fortuna que a família amealhou em 37 anos de governo. Segundo informações conseguidas pelo Wikileaks, Robert Mugabe terá bens e activos no valor de 830 milhões de euros, incluindo mansões em Hong Kong, Inglaterra e na capital do país, Harare, bem como, pelo menos, cinco grandes propriedades rurais no país. 

 

 
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *