Economia
Refinaria de Cabinda começa a processar 30 mil barris de gasóleo por dia
Nesta primeira fase, a Refinaria de Cabinda começou a processar 30 mil barris por dia, focando na produção de gasóleo, que será direcionado ao mercado local, bem como de outros produtos como nafta, querosene e fuelóleo, além de exportar alguns desses produtos. O objectivo é processar 60 mil barris por dia.
Com o funcionamento em pleno da Refinaria de Cabinda, espera-se que Angola tenha uma redução de cerca de 12% nas importações de combustíveis líquidos, o que poderá aliviar os custos do Estado.
Inaugurada em Setembro de 2025 pelo Presidente da República, João Lourenço, a Refinaria de Cabinda processa petróleo bruto nacionalmente e pretende transformar Angola num actor energético mais activo.
“A unidade industrial vem para contribuir positivamente para o aumento da energia em Angola e reduzir a dependência de importações de combustíveis, aumentar a disponibilidade de produtos refinados, como gasóleo e gasolina para o mercado interno e a longo prazo e potencialmente gerar mais divisas através da exportação do excedente”, diz a nota a qual o Correio da Kianda teve acesso.
O petróleo bruto, uma vez processado localmente, vai permitir ao país economizar divisas e fortalecer a sua soberania e segurança energética para as próximas gerações.