Economia
“Reduzir a taxa de inflação para um dígito” é a prioridade do novo governador do BNA
“Apesar da conjuntura económica internacional adversa, estabilizar o mercado de câmbio e reduzir a taxa de inflação nacional para um dígito” são as prioridades de Manuel Dias, aprovado pela Assembleia Nacional, esta sexta-feira, 16, para o cargo de Governador do Banco Nacional de Angola (BNA).
“Quiçá, atingir níveis de inflação abaixo dos 7%, conforme recomenda a convergência macroeconómica da região da SADC”, almeja o agora responsável pelo Banco Central.
Candidato indicado pelo Chefe de Estado, João Lourenço, a nomeação de Manuel Dias para o cargo, foi expressa no Relatório Parecer Conjunto da 5ª e 1ª Comissões de Trabalho Especializadas da Assembleia Nacional, que será presente ao Presidente da República, com 24 votos a favor, cinco abstenções e nenhum voto contra.
No seu comunicado, a Assembleia Nacional considera que Manuel António Tiago Dias preenche os requisitos legalmente exigíveis para assumir os destinos do banco central nos próximos 6 anos.
“A sua idoneidade, competência técnica, conhecimento e capacidade de gestão foram aferidas pelos parlamentares que, em cerca de 1 hora, dirigiram questões ao candidato relativas ao seu percurso profissional, desenvolvimento de política monetária e mercado cambial, expectativas sobre o comportamento dos indicadores macroeconómicos (níveis de inflação), crédito à economia e serviços bancários”, anunciou, o Parlamento.
No Banco Nacional de Angola, Manuel Dias exerceu funções de Director do Departamento de Estatística, Subdirector do Departamento de Estudos e Estatística e de Chefe da Divisão de Estudos do Departamento de Estudos e Estatística. Possui Mestrado em Ciências Económicas pela Universidade de Bordéus I, França.
Com a tomada de posse no passado dia 09, de José Massano como ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel António Tiago Dias, na qualidade de Vice-Governador mais velho em funções no BNA assumiu a condução de forma interina do Banco Central, cargo que ocupava até então.
Loozap
16/06/2023 em 11:34 pm
O governo deve pensar em todas as soluções possíveis para evitar certas coisas