Connect with us

Politica

Recursos Minerais: Angola e Namíbia trocam experiências em vários domínios

Published

on

Uma delegação encabeçada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), Diamantino Azevedo, viaja esta quarta-feira, 05 de Abril, para Windhoek, capital da Namíbia, para uma intensa agenda de trabalho de dois dias, onde vai trocar experiências em vários domínios do sector.

À chegada, o titular dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás será recebido pela embaixadora angolana naquele país, Jovelina Imperial e Costa.

A deslocação da delegação angolana à Namíbia é, segundo uma nota do Mirempet, para uma reunião técnica, durante a qual os dois departamentos ministeriais ligados aos recursos minerais vão trocar experiência.

Temas da agenda

Na agenda de trabalhos entre o Ministério angolano dos Recursos Minerais Petróleo e Gás e o congénere namibiano das Minas e Energias, constam 12 pontos, dos quais destaque para para o cadastro mineiro; legislação e regime fiscal para a indústria de lapidação de diamantes; pesquisa e exploração de diamantes offshore; pesquisa e exploração de urânio e legislação e regime fiscal para pesquisa e exploração de urânio, sobre os quais os dois países vão trocar experiências.

No encontro, o Instituto Nacional de Petróleo (INP) vai apresentar o seu conjunto de cursos virados à mineração e hidrocarbonetos, seguindo-se a troca de experiências entre os dois países no domínio da exploração e produção de hidrocarbonetos em áreas reservadas (a exemplo do Okavango), bem como as oportunidades de investimentos nas indústrias mineira e de hidrocarbonetos.
O combate ao tráfico de combustíveis através da fronteira comum será outro tema em análise, ao que se seguirão temas como a Refinaria do Lobito e beneficiamento do cobre.

O programa inscreve ainda visitas ao Cadastro Mineiro da Namíbia e Fábricas de Lapidação de Diamantes.

A visita à Namíbia do Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e altos executivos de instituições tuteladas termina com a realização de um encontro temático e a assinatura de um Memorando de Entendimento entre Angola e a Namíbia no domínio dos Recursos Minerais e Hidrocarbonetos.

Acompanham o Ministro Diamantino Azevedo o Director Nacional de Recursos Minerais, os directores gerais do Instituto Nacional de Petróleo e do Instituto Regulador de Derivados de Petróleo, os Presidentes dos Conselhos de Administração da Agência Nacional de Recursos Minerais, do Instituto Geológico de Angola, da Endiama e da SODIAM, para além de dois administradores da ANPG e SONANGOL.

Colunistas