Politica
Reclamações de cidadãos leva Grupo Parlamentar da UNITA solicitar audições a onze ministros
O Grupo Parlamentar da UNITA remeteu esta segunda-feira, 24, ao Gabinete da Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Serqueira, solicitações para audições parlamentares a titulares de ministro, que nos últimos dias tem registado situações que impactam o funcionamento normal nas várias empresas e instituições.
Segundo o documento, o Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, da Administração do Território e do Interior, poderão esclarecer as informações sobre cidadãos presos e detidos, excesso de prisão preventiva no país, assassinatos de vinte cidadãos na província do Cuanza Norte nos últimos 12 meses, bem como as condições dos governos provinciais do Cuando, Icolo e Bengo e Moxico Leste, as suas sedes provinciais e novos municípios.
A ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Ministra da Educação, bem como a ministra das Finanças serão auditadas sobre o enquadramento dos candidatos aprovados no Concurso Público 2023/2024, número de professores e necessidades para cobertura nacional de Recursos Humanos.
Informações sobre a situação actual das pescas, infra-estruturas, produção do sal e conservação do pescado, número de empresas e trabalhadores de pesca, consumo interno e necessidades, importação e exportação, entre outros pontos, serão prestados pela Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, constam na nota.
O ministro das Obras Públicas, Energia e Águas e a ministra do Ambiente poderão esclarecer informações sobre empresas contratadas para a construção de esgoto de transporte de resíduos sólidos e líquidos na via expressa de Luanda.
A UNITA esclarece que os pedidos de audições aparecem como resposta às várias inquietações apresentadas pelos cidadãos, associações, sindicatos, empresas e entidades que veem os seus direitos lesados por incumprimentos aos serviços prestados pelas entidades e instituições.