Connect with us

Mundo

Recessão faz Japão perder posto de terceira maior economia do mundo

Published

on

O Japão entrou em recessão no fim do ano passado, o que contribuiu para o país perder o título de terceira maior economia do mundo para a Alemanha.

O Produto Interno Bruto (PIB) do país recuou 0,4% nos últimos três meses de 2023, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 15, pelo gabinete do governo japonês. No trimestre anterior, também houve contração de 3,3% do PIB. Os dois trimestres consecutivos de quede do produto configuram, tecnicamente, uma recessão.

Além disso, o PIB nominal do Japão fechou 2023 em US$ 4,21 trilhões, abaixo dos US$ 4,46 trilhões amealhados pela Alemanha. Daí, a perda do terceiro lugar no ranking das maiores economias do mundo

De acordo com estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Japão deve ainda cair para a quinta posição em 2026, ficando atrás da Índia.

As informações divulgadas nesta quinta mostraram que o consumo privado no país, que representa mais da metade da actividade económica, caiu 0,2%, ante uma expectativa de avanço de 0,1%. As despesas de capital, importante fator de crescimento do setor privado, recuaram 0,1%, em contraste com previsões de um aumento de 0,3%.

Alguns analistas consideram que também pode haver queda do PIB no actual trimestre. Isso principalmente em função de uma fraca demanda da China e do baixo consumo entre japoneses.

Com agências internacionais

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *