Mundo
Recém-nascida com coração fora do corpo sobrevive a três cirurgias
A bebé nasceu em Leicester, Inglaterra, com o coração fora do corpo e sem o esterno (osso localizado na parte anterior do tórax). Ao fim de uma hora fora do útero da mãe, Vanellope já estava a ser sujeita a uma intervenção cirúrgica a que se seguiram outras duas.
Agora está ligada a um ventilador para conseguir respirar sem dificuldades. Conta o jornal Independent que durante a gravidez a mãe, Naomi Findlay, de 31 anos, foi aconselhada a interromper a gravidez, pois os médicos não acreditavam que a bebé iria sobreviver. Mas o facto de ter ouvido os batimentos cardíacos da filha logo às nove semanas deu-lhe “força para continuar”.
Vanellope deveria ter nascido na véspera de Natal, mas os médicos foram obrigados a fazer uma cesariana no dia 22 para evitar complicações (ainda) maiores do estado de saúde da bebé.
“Ela é uma verdadeira lutadora”, diz o pai, Dean Wilkins, de 43, orgulhoso da filha cuja pele foi utilizada pelos médicos para tapar o coração. Um dos médicos que integra a extensa equipa cirúrgica que acompanha a pequena Vanellope explicou que “antes de ela nascer as coisas pareciam muito más, mas agora estão muito melhor”.
“Vanellope está muito bem e provou ser muito resiliente”, afirmou Frances Bu’Lock, pediatra cardiologista.