Connect with us

África

Rebelião de reclusos faz mais de trinta mortos em Moçambique

Published

on

Uma rebelião de reclusos da Cadeia Central de Machava, na província de Maputo, em Moçambique, fez esta quarta-feira, 25, 33 mortos e 15 feridos.

De acordo com o comandante Geral da Polícia Revolucionária local, Bernardino Rafae, a causa da fuga deveu-se aos manifestantes que se encontravam fora da cadeia, onde os mesmos forçaram o desabamento de um muro pelo qual os reclusos fugiram.

As informações contrastam com as da Ministra da Justiça, que revela não ter sido a voz dos manifestantes de fora, mas uma luta interna entre um guarda e um detento, que estiveram na origem do desabamento de um muro e a consequentemente fuga daqueles.

A polícia recuperou 150 reclusos segundo comandante, já estão a caminho da cadeia central, e fugiram cerca de 1534 cidadãos, entre eles 29 terroristas.

“Desconhecemos as razões pelas quais os manifestantes libertaram estes presos, não sabemos as intenções dos organizadores destas manifestações subversivas, pedimos que os condenados se apresentam às quadras para cumprirem suas penas, pedimos de igual modo que a população denuncie este movimento que se invadiu das cadeias”, disse.

Segundo Bernardino Rafael, os crimes vão subir, assalto, violação de mulheres e raptos porque os que saíram são altamente criminosos.

O responsável apelou a união dos moçambicanos numa noite de fúria, e revelou que a polícia vai continuar a trabalhar para repor a ordem e a legalidade.

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD