África
Rebeldes do M23 tomam de assalto duas cidades importantes da RDC
A sociedade civil e um político da República Democrática do Congo (RDC) revelaram esta segunda-feira, 06, que os rebeldes do grupo M23 tomaram duas cidades importantes no leste do país, enquanto avançam na região volátil, à medida que a crise humanitária e de segurança se agravava.
Tratam-se das cidades de Katale e Masisi, esta última localizada a 80 quilómetros a oeste da capital regional, Goma, e um ponto de entrada estratégico para o interior do país, e assumindo a responsabilidade pela captura das cidades referenciadas na rede social X, o porta-voz político do M23, Lawrence Kanyuka, afirmou que que o grupo está comprometido em proteger civis.
As autoridades congolesas, por intermédio do porta-voz do exército, Coronel Djike Kaiko, disse à AP que ainda estão verificando as informações.
O M23 é um dos mais de 100 grupos armados que têm disputado território no Congo oriental, rico em minerais, perto da fronteira com Ruanda, em um conflito que criou uma das maiores crises humanitárias do mundo, forçando a deslocação de 7 milhões de pessoas.