Politica
“Realizaremos o objectivo da erradicação da pobreza”, diz João Lourenço no G20
“A oportuna iniciativa da criação, pelo Brasil, da Aliança na Luta contra a Fome e a Pobreza, da qual Angola é membro fundador, abre caminho para o surgimento de um instrumento valioso, que vai ajudar a inverter os retrocessos na consecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, relacionados com a erradicação da pobreza e da fome”.
Com as declarações acima, o Presidente da República, João Lourenço, elogiou o lançamento esta segunda-feira, 18, da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, durante a cimeira do G20, que decorre no Rio de Janeiro, Brasil.
Entretanto, alertou que “no âmbito desta aliança, é fundamental olharmos para a urgente necessidade de se criarem condições que favoreçam o desenvolvimento de uma agricultura sustentável a nível planetário para se garantir a segurança alimentar e alcançar-se a meta da fome zero”.
Para isso, prosseguiu, “existe a necessidade da mobilização de esforços e recursos para apoiar os países na implementação de políticas públicas eficazes que assentem essencialmente na realização de acções estruturais e transversais, com vista à redução das desigualdades”, recordou João Lourenço.
O Chefe de Estado angolano, que fez uma intervenção no debate sobre “Inclusão Social e o Combate contra a Fome”, aproveitou a ocasião para falar sobre os avanços do país para fazer frente à problemática.
“Em Angola, apostamos na agricultura no quadro da diversificação da economia nacional para reforçar a segurança alimentar, reduzindo a grave dependência que enfrentávamos em matéria de importação de bens alimentares. Este quadro tem requerido das autoridades nacionais um esforço persistente no sentido de o alterar, apoiando não só a agricultura familiar como também promovendo o desenvolvimento de uma agricultura moderna, que serve de base ao impulsionamento da indústria nacional”, disse.
Em relação ao futuro, mostrou-se optimista e garantiu que Angola vai cumprir com as principais agendas internacionais:
“É na base da combinação do esforço nacional com o investimento privado estrangeiro que olhamos para o futuro com optimismo e crença de que realizaremos o objectivo da erradicação da pobreza, estabelecido na Agenda 2030 das Nações Unidas sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e na Agenda 2063 da União Africana”.
O Presidente angolano participa na cimeira do G20, que decorrer hoje e amanhã, no Brasil, acompanhado por uma delegação composta por pelo menos cinco ministros.
Quase vinte chefes de Estado das maiores economias do mundo, mais a União Africana, União Europeia, e outros líderes de países convidados encontram-se na cidade do sudeste brasileiro.
Pingback: Mais de metade dos países da ONU aderiram a Aliança contra Fome e Pobreza - Correio da Kianda - Notícias de Angola
Pingback: PR cumpre agenda política e diplomática à margem do G20 - Correio da Kianda - Notícias de Angola
Pingback: Brasil quer Angola como prioridade na sua política africana - Correio da Kianda - Notícias de Angola