Mundo
Reacções alérgicas levam Brasil a suspender comercialização de creme dental da Colgate
Todos os lotes do Creme Dental Colgate Total Clean Mint estão proibidos de ser comercializados no Brasil. A informação foi divulgada esta quinta-feira, 27, pela agência de notícias brasileira, EBC.
Em causa, está uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), daquele país, que recomenda a suspensão da comercialização e do consumo até que seja comprovada a segurança.
Segundo a publicação, uma das possibilidades é que a inclusão da substância fluoreto de estanho na fórmula possa ser a causadora das reacções, que incluem: “lesões bucais, sensações dolorosas, sensação de queimação/ardência, inflamação gengival e edema labial”.
A suspensão, segundo a EBC, tem duração de 90 dias, período no qual ocorrem as investigações sobre as reacções adversas notificadas sobre o produto.
“Entretanto, prossegue a nota, “não existe determinação de recolhimento, no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso”.
A orientação dada pela Anvisa é de que “caso o consumidor tenha o produto com a embalagem secundária (cartucho de cartolina), deve procurar no rótulo o número do processo, na Anvisa, que é 25351.159395/2024-82, e caso tenha somente a bisnaga verifique se na composição há fluoreto de estanho”.
Até ao momento, a Colgate, uma das marcas mais consumidas naquele país sul-americano, não se pronunciou sobre o assunto.