Sociedade
Reabilitação das estradas de Icolo e Bengo é prioridade da governação
Na província do Icolo e Bengo, a situação das estradas domina os encontros de auscultação entre membros do conselho provincial e o governador Auzílio Jacob.
A autoridade máxima desta região, Emília Martins, aguarda por uma intervenção rápida nas vias de comunicação, particularmente a circular 110 que liga a sede provincial ao Kifangondo, passando pela Funda.
“As estradas não estão boas, a estrada que liga Catete a Kifangondo, de Catete a Quiminha também esta péssima, de Catete a Bom Jesus, todas as estradas não estão boas”, ressaltou.
Quem também vê-se esperançoso em ter as estradas organizadas é o Soba Manuel Luis Kambwembwe, do Município de Bom Jesus.
“Do Ngolome até no Rio Kwanza, Kilende, Zambela, e Cana Cassassa que são zonas agrícolas e temos outras estradas que saem de Cana Cassassa para Kalumbo, as estradas não estão boas”, disse o soba.
Por sua vez, o Governador Provincial reafirmou a reabilitação das estradas como uma prioridade das prioridades da sua governação, Auzílio Jacob fez saber que o acesso ao Zango três alternativas.
“Nós já identificamos as estradas, o troço que sai da Muxima a Demba Giu e que vai até ao ponto final da Kissama é prioridade, Caculo Cahango que vai até as comunas do Município Sede de Catete é prioridade, a Quiminha tem troços que fazem conexão com Cabiri até as zonas de produção agrícola é prioridade, a estrada do Zango que é apenas uma, deve a ver três alternativas é prioridade, nós vamos ter que começar a intervencionar”, frisou.
Quanto a estrada 110 que bifurca no controlo de Kifangondo na número 100, partindo de Catete com mais de 80 Km, “esta começa a ser intervencionada já nos próximos dias”, garantiu.
“É uma prioridade das prioridades, porque é uma via rápida, ela tem o projeto já escrito e também já tem financiamento”, afirmou o governador.