Connect with us

Mundo

RDC: Vital Kamerhe assume liderança da Assembleia Nacional

Published

on

Vital Kamerhe foi eleito oficialmente esta quarta-feira, 22, presidente do gabinete definitivo da Assembleia Nacional da República Democrática do Congo, posição que deixou em 2009, sob pressão do seu antigo partido político, o Partido Popular para a Reconstrução e a Democracia (PPRD).

O antigo vice-primeiro-ministro e ministro da Economia beneficiou de 371 votos para recuperar o controlo da Câmara Baixa do Parlamento.

Vale lembrar que enquanto era designado candidato da Sagrada União da Nação ao cargo de Presidente câmara baixa do Parlamento, Vital Kamer foi alvo de um ataque armado, domingo último, quando a sua residência foi invadida por volta das 4h30 no dia 19 do mês em curso, por um grupo de homens armados em uniforme militar.

Dois de seus guarda-costas morreram neste ataque; o seu partido, mas também as diversas instituições nacionais e internacionais condenaram este ataque.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.