Connect with us

Mundo

RDC: seis pessoas detidas após profanação ao túmulo de herói da nação

Published

on

Seis cidadãos foram detidos, por supostamente profanarem o mausoléu de Patrice-Emery Lumumba, na República Democrática do Congo.

Duas outras pessoas estão sendo procuradas, anunciou esta quinta-feira, o vice-primeiro-ministro do Interior e Segurança, Jacquemain Shabani.

A revelação foi feita no final de uma reunião com o Ministro da Cultura, Artes e Patrimônio, bem como funcionários dos serviços de segurança da República Democrática do Congo.

“Poderemos informar ao público que, no estágio actual da investigação, seis pessoas estão detidas e outras duas são procuradas, elas serão presas em breve. Também nos asseguramos de que o local será protegido e mantido, e fizemos acordos com os vários serviços para garantir que isso seja feito. Seremos capazes de garantir à opinião nacional e internacional que, no que diz respeito à relíquia, ela foi protegida e protegida “, disse Jacquemain Shabani.

Em um comunicado, o Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio condenou veementemente este ato hediondo que visa dessacralizar o túmulo do herói nacional Patrice Emery Lumumba.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD