Connect with us

Mundo

RDC regista mais de 70 mil casos de cólera

Published

on

A República Democrática do Congo enfrenta uma das piores epidemias de cólera dos últimos anos no país, com mais de 71 mil casos, incluindo pelo menos 766 mortes, informou o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC).

Na sequência da reunião, em que participou o África CDC, os dirigentes apelaram a uma maior coordenação regional para fazer face a uma crise, que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou, em meados de Janeiro, estar a afetar pelo menos 13 países da África Oriental e Austral, onde foram registados mais de 200.000 casos e mais de 3.000 mortes.

Na RDC, a zona mais atingida pelo actual surto de cólera é o Leste do país, onde a doença é endémica.

A Zâmbia e o Zimbábue, com mais de 600 mortes desde Outubro e mais de 400 desde Setembro, respectivamente, foram também gravemente atingidos pela doença diarreica aguda causada pela ingestão de alimentos ou de água contaminados pela bactéria ‘vibrio cholerae’.

“Nossa luta contra a cólera exige mais do que tratamento médico”

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.