Ligar-se a nós

Mundo

RDC: Presidente francês pede a Tshisekedi para se afastar de Kabila

Publicado

em

O presidente francês Emmanuel Macron conheceu Félix Tshisekedi quarta-feira entre as diferentes equipes, em Nairobi, em um jantar informal, não previsto inicialmente na agenda, organizada pelo presidente queniano, Uhuru Kenyatta.

De acordo com La libre afrique, os presidentes Macron e Kenyatta transmitiram a mesma mensagem ao seu anfitrião congolês. “Você deve emancipar-se da tutela de Joseph Kabila.”

“Os presidentes Kenyatta e Macron compartilham a mesma leitura dos eventos recentes”, disse uma fonte. “Os resultados são contestados e questionáveis, mas precisamos avançar porque não haverá retorno para as pesquisas. Felix Tshisekedi deve dar prova de sua autoridade, distanciando-se do poder de seu antecessor. ”

Félix Tshisekedi foi investido no dia 24 de janeiro, e ainda não nomeou um primeiro ministro ou um governo. A pressão é cada vez mais forte do lado da FCC, a plataforma de Kabila, para que este executivo seja instalado rapidamente após o estabelecimento das estruturas da Assembleia Nacional.

Félix Tshisekedi está vinculado por um acordo político com o seu antecessor e a FCC manteve contra todas as probabilidades e lógica, a maioria absoluta na Assembleia Nacional com 341 assentos fora de 500. Por conseguinte, o FCC exige que o primeiro-ministro seja um dos seus militantes, bem como o Presidente da Assembléia Nacional.

O presidente Macron assegurou aos seus interlocutores, que por enquanto, não haveria novas eleições, como afirmou Martin Fayulu, mas, espera que Félix Tshisekedi abra um diálogo “construtivo” com a ONU sobre o futuro da MONUSCO cujo mandato será renovado em março deste ano. “Uma grande preocupação” para a França, dada a situação no leste do país, com os contínuos abusos e a epidemia de Ebola, que ainda não está sob controle.
Félix Tshisekedi não se comprometeu nesta reunião. “Sua situação é muito complicada”, admite uma das fontes. “Mas deve enviar promessas e demonstrar que o país está no caminho para uma alternância real e ele não é um fantoche nas mãos de Kabila”.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD