Ligar-se a nós

África

RDC: Kabila ressurge em Goma em meio a conflitos e controvérsias

Publicado

em

Na República Democrática do Congo (RDC), o ex-presidente Joseph Kabila fez sua primeira aparição pública em Goma esta quinta-feira, 29, desde que chegou à cidade no mês passado, em meio a tensões crescentes e violência contínua no leste daquele país vizinho.

Joseph Kabila, que governou o país de 2001 a 2019, se reuniu com líderes religiosos locais na cidade controlada pelos rebeldes.

De acordo com a imprensa local, embora não tenha falado publicamente, a reunião ressaltou seu crescente envolvimento na busca da paz na região, apesar das acusações do governo de que o ex-Presidente está apoiando o grupo rebelde M23.

O retorno de Kabila aos holofotes ocorre quando o Senado da RDC votou recentemente para suspender sua imunidade, abrindo caminho para um possível processo por acusações de traição e crimes de guerra, acusações que o antigo Chefe de Estado rejeitou como politicamente motivadas.

Joseph Kabila através de um comunicado na semana passada, acusou o actual governo de se transformar em uma ditadura apoiada pelo parlamento.

O governo do presidente Félix Tshisekedi alegou repetidamente que Kabila está apoiando os rebeldes M23 apoiados por Ruanda, que assumiram o controlo de cidades-chave no leste. Kabila negou qualquer ligação com o grupo.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: RDC: Kabila ressurge em Goma em meio a conflitos e controvérsias - falabwe

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD