África
RDC e Ruanda aprovam acordo de paz a assinar em Washington
De acordo com um comunicado conjunto, os governos da República Democrática do Congo (RDC) e do Ruanda acertaram os termos de um acordo de paz para acabar com o conflito no leste da RDC, que será assinado a 27 de Junho em Washington.
Sob os auspícios dos Estados Unidos e do Qatar, o entendimento foi alcançado esta quarta-feira, 18, ao fim de uma semana de negociações em Washington entre equipas técnicas congolesa e ruandesa, que rubricaram o texto do Acordo de Paz na presença da subsecretária norte-americana para os Assuntos Políticos, Allison Hooker.
O comunicado divulgado pelo Departamento de Estado, baseado na Declaração de Princípios assinada a 25 de Abril entre as duas partes, o acordo, inclui disposições sobre o respeito pela integridade territorial e a proibição de hostilidades; e a desmobilização, desarmamento e integração condicional de grupos armados não estatais.
Está ainda contemplado o estabelecimento de um Mecanismo Conjunto de Coordenação de Segurança; a facilitação do regresso de refugiados e deslocados internos e acesso humanitário; e uma estrutura de integração económica regional.
A assinatura a nível ministerial do acordo terá lugar em 27 de Junho em Washington, na presença do secretário de Estado, Marco Rubio.