Ligar-se a nós

África

RDC e M23 mantêm conversações directas após meses de combates

Publicado

em

Antes das primeiras conversações directas entre a República Democrática do Congo e os rebeldes do M23, a União Africana endossou a nomeação de Faure Gnassingbé como o novo mediador.

O Presidente togolês vai substituir o seu homólogo angolano, João Lourenço, que disse querer concentrar-se no seu trabalho como presidente da UA.

Depois de anos de combates, o grupo rebelde apoiado por Ruanda tomou as duas maiores cidades do leste do Congo em uma ofensiva relâmpago desde Janeiro.

Isso resultou na morte de milhares de pessoas e forçou centenas de milhares de outras a deixar suas casas.

Destacando a deterioração da situação humanitária no leste da RDC, Lourenço disse que havia necessidade de impulso no processo de mediação. Houve temores de que os combates pudessem evoluir para uma guerra regional mais ampla.

Os rebeldes do M23 se retiraram nesta semana da cidade estratégica de Walikale, descrevendo a medida como um gesto de boa vontade antes das negociações de paz planejadas com o governo em Doha na próxima quarta-feira.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD